A JIG 2018 recebe mais um convidado internacional! Dessa vez a italiana Marta Boni, professora da Universidade de Montreal (Canadá), irá realizar a conferência “Conectando e mapeando mundos transmídia”. Confira o seu resumo e currículo:

IMG_6839

Quando pensamos em transmídia não apenas como ambientes diegéticos, mas também como espaços onde diferentes formas de autoridade interagem, elas aparecem como ricos agregados de componentes narrativos e não-narrativos, com uma tendência a se transformar e se expandir. São objetos complexos: para estudá-los, construí-los ou consumi-los, precisamos de várias ferramentas, usando perspectivas baseadas na interconexão de várias camadas. Organizada através de uma aliança interdisciplinar de narratologia, teoria de sistemas complexos e instrumentos de humanidades digitais, minha apresentação examinará alguns dos passos que nos são apresentados quando lidamos com sistemas transmídia: conexão e mapeamento. Considerando as perspectivas inter-relacionadas de realizadores, usuários e pesquisadores ao lidar com franquias de mídia e narrativa transmídia, vou abordar as seguintes questões: Quais elementos e possibilidades ajudam a fazer conexões entre a mídia? Como e quando a ideia de um todo maior surge nos discursos dos usuários? Como podemos acompanhar os múltiplos. elementos, muitas vezes dispersos, de tais sistemas complexos e, portanto, definir fronteiras e zonas de transição?

Marta Boni é professora adjunta do Departamento de História da Arte e de estudos cinematográficos da Universidade de Montreal. Possui pesquisas sobre as teorias e metodologias a respeito de series televisivas, adaptação, transficção e transmídia. Explora a complexidade narrative e seus entrelaçamento com as práticas de apropriação dos fãs. Autora dos livros “Romanzo Criminale: Transmedia and Beyond” (2013) e organizadora do livro “World Building: Transmedia, Fãs e Indústrias.” (2017).

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page

Realização