prejig - startrek

Como aquecimento para o evento, a JIG 2016 irá realizar um pré-evento temático, a Pré-JIG 2016: Jornada nas Estrelas – 50 Anos, nos dias 14 e 15 de maio de 2015, abordando temas relacionados à famosa franquia de ficção científica que no ano de 2016 completa 50 anos. Iniciada em 08 de setembro de 1966 com a estreia da série Jornada nas Estrelas (Star Trek, 1966-1969), pelo canal norte-americano NBC, a franquia veio a tornar-se um marco na ficção-científica, sendo umas das mais bem-sucedidas e rentáveis no entretenimento transmídia.

O evento é gratuito e ocorrerá no sábado (14.05) na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda e domingo (15.05) no Teatro Florestan Fernandes (UFSCar).  Confira abaixo a programação:

Programação detalhada

14/05/2016 (Sábado) 

12:30h-16:30h
Jornada nas Estrelas for Kids
Exibição de Episódios selecionados das várias séries de Jornada nas Estrelas com o objetivo de apresentar o melhor da franquia à nova geração de espectadores
Local: Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda

16:30-20:30h
Maratona Jornada nas Estrelas
Exibição de Episódios da série original Jornada nas Estrelas (Star Trek, 1966-1969), e de Jornada nas Estrelas: Nova Geração (Star Trek: The Next Generation, 1987-1994)
Local: Oficinal Cultural Sérgio Buarque de Holanda

20:30h-22:00h
Mesa-Redonda: O Universo Transmídia de Jornada nas Estrelas
Debatedores: André Fagundes Pase (PUC-RS); Glauco Madeira de Toledo (IMESB); Sheron Neves (ESPM-Sul)
Mediador: André Emílio Sanches (UFSCar)
Local: Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda

15/05/2016 (Domingo) 

12:30h-16:30h
Maratona Jornada nas Estrelas
Exibição de Episódios da série original Jornada nas Estrelas (Star Trek, 1966-1969), e de Jornada nas Estrelas: Nova Geração (Star Trek: The Next Generation, 1987-1994)
Local: Teatro Florestan Fernandes (UFSCar)

16:30h-20:00h
Mostra Jornada nas Estrelas 50 Anos
Exibição de Fan Films
1) Star Trek: Renegades
(Dir.: Tim Russ, Estados Unidos, 2015. 88 min.)
2) Star Trek: Prelude to Axanar
(Dir.: Christian Gosset, Estados Unidos, 2014. 21 min)
3) Star Trek: Horizon
(Dir.: Tommy Kraft, Estados Unidos, 2016. 102 min)
Local: Teatro Florestan Fernandes (UFSCar)

20:00-21:00h
Mesa-Redonda: Trekkers e a Cultura Participativa
Debatedores: Glauco Madeira de Toledo (IMESB); André Emílio Sanches (UFSCar); Salvador Nogueira (Folha de São Paulo)
Mediador: Sheron Neves (ESPM-Sul)
Local: Teatro Florestan Fernandes (UFSCar)

OBRE OS CONVIDADOS

André Emílio Sanches (UFSCar)

Mestre em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS/UFSCar), Especialista em Redes de Computadores pelo Departamento de Computação da UFSCar. Pesquisador associado ao GEMInIS / UFSCar (Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som). Pesquisa temas relacionados às narrativas seriadas, ficção científica, cultura de fãs e franquias de entretenimento.

André Fagundes Pase (PUC-RS)

Pós-Doutor em Jogos Eletrônicos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Doutor em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Graduado em Jornalismo (2000) com mestrado em Comunicação Social (2004) também pela Famecos/PUCRS. Coordenador da Especialização de Desenvolvimento de Jogos Digitais e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação nesta Universidade. Pesquisa Internet, Jornalismo Online, vídeo online, videogames, TV Digital, convergência de mídias, mobilidade, música, cultura digital, narrativas transmidiáticas e histórias em quadrinhos.

Glauco Madeira de Toledo (IMESB)

Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre e Bacharel em Imagem e Som pela UFSCar. Coordenador da Especialização em Comunicação: Linguagens Midiáticas e da graduação tecnológica em Audiovisual do Centro Universitário Barão de Mauá. Professor de Cinema e de RTVI na UNIMEP. Professor de Cinema na Especialização em Motion Design na UNIFRAN. Foi Professor de Graduação em Comunicação Social da faculdade municipal IMESB-VC de 2002 a 2014. Foi Professor Substituto em Rádio e Televisão na UNESP de 2013 a 2014. Foi Professor Bolsista Didático de Rádio e Televisão na UNESP de 2010 a 2012. Foi Professor Substituto de Edição e Montagem na Graduação em Imagem e Som na UFSCar em 2003 e 2004. Membro do GrAAu (Grupo de Análise do Audiovisual) e do GEA (Grupo de Estudos Audiovisuais) da FAAC-UNESP e do GEMInIS (Grupo de Estudos Sobre Mídias Interativas em Imagem e Som), vinculado ao PPGIS-UFSCar. Membro da equipe editorial e revisor da Revista GEMInIS, periódico científico internacional, até 2012. Diretor e Roteirista do projeto educacional transmídia Acessa Física, que atendeu a edital do MEC para fornecer material de distribuição nacional para o ensino médio. Membro do OBITEL-UFSCar (Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva, núcleo UFSCar).

Sheron Helena Martins das Neves (ESPM-Sul)

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1993) e Mestre em História das Mídias Visuais pela Birkbeck, University of London (2005). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Branding, Cinema e Televisão, tendo trabalhado no marketing de veículos de comunicação (RBS), da indústria de calçados (Grendene) e de computadores (Dell), além de passagens por agências de publicidade (UPPER e Martins & Andrade) e produtoras de comerciais (Zeppelin). Na Inglaterra, trabalhou em projetos de pesquisa da University of London e do London College of Fashion, além de organizar de conferências acadêmicas em ambas instituições. Atualmente finalizando MPhil em Estudos de Televisão pela Birkbeck, University of London, e pesquisando a influência das mídias sociais no comportamento da audiência e no branding, a TV social, o branded entertainment e o transmídia storytelling. Leciona na PUCRS (especialização Branding de Conexão) e na UNISINOS (especialização Televisão e Convergência Digital), além de coordernar o curso Storytelling e Transmídia para Marcas na ESPM-Sul.

Salvador Nogueira (Colunista Folha de S. Paulo)

Jornalista de ciência e autor de nove livros, dentre os quais “Extraterrestres”, “Rumo ao Infinito”, “Conexão Wright-Santos-Dumont” e dois volumes da Coleção Explorando o Ensino (MEC), sobre astronomia e astronáutica. Colunista na Folha de S. Paulo, com o blog Mensageiro Sideral (http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/). Também é sócio fundador da Associação Aeroespacial Brasileira, e é editor website Trek Brasilis (http://www.trekbrasilis.org/), sobre o universo ficcional de Star Trek.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page