jig2016_oficinas_prog PNG

Inscrições: https://form.jotformz.com/61176071974662

  • As inscrições das oficinas através do site vão até o dia 14. Depois dessa data, a pessoas interessada deve se inscrever pessoalmente no local do evento. Essa inscrição apenas estará disponível se o número máximo de inscritos para cada oficina não estiver estourado.
  • As oficinas são gratuitas.
  • Sobre o limite de vagas, será dada a preferência de vagas para os participantes inscritos na Jornada Internacional GEMInIS.
  • O participe deve aguardar um email que confirma sua participação.
  • # As inscrições devem estar

Conheça abaixo a ementa de cada Worskshop e se inscreva para participar!

01. Workshop: Análise de dados e soluções digitais com o Google Analytics 

Ministrante: Danilo Forte é responsável pela mídia online da empresa Alta Comunicazione e já atuou na empresa 4Buzz, coordenação e performance de campanhas digitais de dezenas de clientes como JBS Friboi e Carmen Steffens. 

Conteúdo:

1) Princípios básicos da análise digital:
1.1) Como criar um plano de avaliação apropriado ao negócio digital.
1.2) Quais dados podemos e não podemos obter com Google Analytics.
1.3) Tipos de Sites e Objetivos.
1.4) Métricas do Google Analytics.

2) Princípios da plataforma do Google Analytics:
2.1) O que são propriedades e vistas de propriedades.
2.2) Como definir metas para seu negócio online.
2.3) Principais relatórios do Google Analytics.
2.4) Comportamento do usuário e conversões.

3) Analytics na prática.
3.1) Como implementar o Google Analytics.
3.2) Filtros – qual sua utilização prática.
3.3) Analytics para e-commerce, principais funcionalidades.
3.4) Remarketing, como fazer e não ser inconveniente.

02. Workshop: Design Transmídia: articulando experiências narrativas em múltiplas mídias 

 Ministrante : André Sens é Bacharel em Design Gráfico, Mestre em Design e Expressão Gráfica e doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Experiência com TI, motion, branding e cultura transmídia. Autor do blog Televisual e colaborador do site Idea Fixa.

Conteúdo:
A transmidiação oferece desafios não apenas em nível de storytelling, mas também em design, em razão da complexidade da articulação e adequação de informações, linguagens e possibilidades estéticas diversas, além da dependência da participação ativa dos espectadores, usuários ou consumidores, que assumem concomitantemente o papel de produtores ou executores. Nesse sentido, o workshop visa apresentar o conceito dedesign transmídia e discutir um modelo prático para identificação, análise e gestão dos elementos de design transmídia em projetos específicos.

  • Apresentar o conceito dedesign transmídia e suas especificidades;
  • Discutir possibilidades criativas emdesign em projetos transmidiáticos;
  • Propor e avaliar um modelo preliminar de gestão visual dos elementos dedesigntransmídia nesses projetos;
  • Conteúdo Programático
  • Design, mídia e storytelling;
  • Transmídia: estruturas, atores e plataformas;
  • Designtransmídia: definições e especificidades;
  • Pré-modelo TRADE: apresentação, discussão e avaliação.

03. Workshop: Monitoramento e Coleta de Dados nas Mídias Sociais para a Pesquisa Acadêmica 

Ministrante: Tarcízio Silva é mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela linha de Cibercultura no PPGCCC-UFBa. Atualmente é Responsável pelo Núcleo de Comunicação Digital do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Profissional especialista em monitoramento de mídias sociais e métodos de pesquisa digitais. Professor convidado de MBAs e especializações e pesquisador acadêmico

Conteúdo:

O Workshop busca apresentar de forma introdutória técnicas gratuitas ou de baixo custo para coleta de dados em mídias sociais a estudantes de Comunicação e áreas correlatas.
– Pesquisa com Dados de Mídias Sociais
– Tipos de Dados nas Mídias Sociais
– Coleta por Busca nas Mídias Sociais
– Coleta por Usuários, Grupos, Geolocalização e Imagens
– Classificação, Tags x Códigos de Análise
– Repositórios de Ferramentas
– Mapeamentos e Análise de Redes

04 . Media Startup: empreendedorismo, negócios e produtos para mídias digitais 

Ministrante:  Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda é mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e Doutor em Engenharia de Produção (EESC-USP). Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da UNESP Bauru docente permanente e membro do conselho do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Unesp.

Resumo:  A nova economia da comunicação abre oportunidades para a criação de negócios e produtos inovadores de baixo custo e distribuídos por meio de plataformas digitais, tais como aplicativos para tablets e smartphones, além de sites, portais e outros serviços informativos acessíveis por meio de internet. Neste contexto, o curso apresenta conceitos, técnicas e estratégias de modelagem para o desenvolvimento ágil de empreendimentos nascentes, ou empresas start-up, na área da comunicação digital, capacitando os participantes para o planejamento e o lançamento de novos negócios e produtos nessa área.

Conteúdo: 

  • Novos mercados e novas mídias na comunicação digital
  • Organização de uma empresa start-up de comunicação
  • Planejamento empreendedor com uso do DIY Toollkit
  • Modelagem de negócios com a técnica BMG Canvas
  • Mapeamento de cenários tecnológicos com uso de roadmapping.
  • Métodos iterativos de desenvolvimento ágil de produtos
  • Planejamento comercial e projeções de resultados financeiros

05. Universos Narrativos em Realidade Virtual

Ministrante: Rodrigo Arnaut é mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM, Engenheiro de Computação (USJT) e Técnico em eletrônica pela ETE GV. Fundador e membro da associação Era Transmídia.

Conteúdo: Workshop levantará os desafios onde os profissionais que atualmente estão utilizando o audiovisual imersivo em 360º estão enfrentando, e como a RV pode mudar radicalmente nossa forma de consumir conteúdo. Apresentaremos os conceitos de transmídia desenvolvido pela associação EraTransmidia, processo de construção de um projeto transmídia, bem como os conceitos de realidade virtual, realidade aumentada e holografia. Quais as diferenças entre as câmeras 360º disponíveis no mercado e as diferenças entre produção audiovisual 360º e Realidade Virtual. A atividade propõe mostrar na prática como gravar filmes pensando no ponto de vista da audiência, como deve se preparar uma produção (requisitos mínimos), os 6 problemas nao superados por esta nova tecnologia e como usar a transmídia e hipermídia por todo o processo desde a pré produção até a distribuição em salas totalmente imersivas com apresentação das primeiras experiências já existentes no mundo.

Dimas Dion: um dos co-fundadores da Associação EraTransmídia realizando pesquisas, eventos, cursos, publicações e networking nacional e internacional, atuando hoje como conselheiro vitalício e diretor de comunicação. Co-organizador das 3 edições do Fórum Transmídia. Também é analista de comunicação na SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), atuando na comunicação integrada, atividades e eventos, além de líder do grupo de Novas Mídias

 

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Share on Google+0Share on LinkedIn0Print this page